quinta-feira, 9 de junho de 2011

V de Vingança - Mais que um filme


Venho através deste post mostrar-lhes um filme que tem tudo a ver com a proposta deste blog, ALTERIDADE, fazendo uma breve lembrança trago um pequeno conceito para “refrescar” a memoria no qual Rolnik (1992) define alteridade como:
...o plano das forças e das relações, onde se dá o inelutável encontro dos seres, encontro no qual cada um afeta e é afetado, o que tem por efeito uma instabilização da forma que constitui cada um destes seres, produzindo transformações irreversíveis. Em outras palavras, a existência inelutável do plano da alteridade define a natureza do ser como heterogenética.(p. 1)

O filme em si destaca inúmeros conceitos de Psicologia Social, mas como mais importante destaco este que é objeto de estudo no momento, mostra o “nascimento” de uma relação e o poder que um personagem tem em mudar a vida de diversas pessoas apenas mantendo sempre viva uma ideia chave, utiliza o ser ao qual foi transformado no passado para ajudar uma garota a descobrir quem ela realmente era atrás de suas roupas e coisas superficiais, e até mesmo "tirando" seus medos.
Realmente um dos filmes mais fantásticos do qual dificilmente não se pare para pensar muito após seu termino e que o mude em muitas questões da vida.

Aos interessados na história segue link para download(infelizmente só encontrei dublado):
http://www.megaupload.com/?d=4EGQTPEV

Então sintam-se a vontade para comentar sobre o filme, quem o viu, ou se tem alguma expectativa, aqueles que pretendem ve-lo, pois realmente vale muito a pena^^.

7 comentários:

  1. Realmente, com a triste linha de remakes sem nenhum conteúdo intelectual relevante q tem sido produzidos, esse é um filme original, moderno e que passa uma mensagem extraordinária. Torço para a indústria cinematográfica e musical voltarem a ter os pés na originalidade,e não só na qualidade dos equipamentos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a vingança no filme é só um plano de fundo para a ascenção de conceitos sobre a sociedade e seus diferentes patamares de hierarquia e ambição.
    Um estímulo para a renovação da opinião e da atitude de cada um como cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Filme bonzaço! Nos dá uma abertura pra pensar sobre diversas questões, que até antes não haviamos nos dado conta, e também vale pelo prazer de ver a ótima interpretação dos atores, principalmente a Natalie Portman.

    ResponderExcluir
  4. V de vingança trata sobre o medo, a superação: a exigência máxima dos limites de um ser humano para que ele seja capaz de enfrentar qualquer um de seus receios.

    ResponderExcluir
  5. V de vingança é um ótimo filme!

    como não estudo psicologia e não entendo buliufas, prestei mais atenção no aspecto politico do filme. embora o aspecto politico esteja ligado com o psicológico (ou não). trata da adestração de uma sociedade através do medo. trata também sobre o individuo (a mocinha bonita q ficou careca).

    cronologicamente mostra como a menina venceu o medo e depois como a sociedade derrubou a ditadura. primeiro veio a atuação individual para depois colocar o aspecto coletivo. não sei se foi proposital, mas acho q era essa a ideia:

    conscientizar um individuo de seus medos e enfrentá-los. a partir da vitoria individual a vitoria coletiva seria mais fácil.

    ficou bom will?
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. v de vingança
    Se o governo vai bem, todos vão bem. Se vai mal, afundamos juntos essas sao palavras q mostram que o governo tem um grande poder nas nossa vidas mas sem nos o governo nao tera ninguem para governar devemos pensar q nosso somos os verdadeiros criadores do governo e como criadores tambem podemos ser os destruidores

    ResponderExcluir
  7. Como resposta a alguns dos comentários, gostaria de dizer que acredito que uma das principais reflexões a que o filme V de Vingança incita, vendo pelo lado da alteridade, é sobre a capacidade de um indivíduo de mover massas em prol de um ideal, seja ele qual for. De uma forma bem fictícia e cinematográfica, é claro, vemos o poder de UM indivíduo de TRANSFORMAR, de mudar pensamentos de muita gente, de mobilizar pessoas. A partir disso, acho importante pensarmos na idéia de que cada um de nós É capaz de fazer diferença de alguma forma, basta querer de verdade. Temos cada vez mais meios que facilitam isso, inclusive, como a internet.
    A política está sim ligada à psicologia, a começar porque a política é feita por pessoas. E não é só uns ou outros, todos temos nossa parcela de participação, até mesmo quem pensa não se envolver com isso, pois ao se alienar corrobora com a parcela da política que se beneficia da alienação.
    Assim, os fenômenos que vemos no nosso meio social tem um pouquinho da participação de cada um, e assim como podemos construí-los, podemos também "consertá-los", mais ou menos como disse o anônimo logo acima.

    Agradecemos pelos comentários e pela participação de todos!!

    ResponderExcluir