sábado, 11 de junho de 2011

Diretório Central de Estudantes da PUCRS

Qualquer um que estude na PUCRS no mínimo sabe que tem algo acontecendo, e como todos sabemos a mídia é mais do que tendenciosa, então venho aqui não com a intenção de dar uma verdade absoluta e imparcial, muito pelo contrário, tenho minha posição e pretendo deixar ela bem clara, todos temos que ter liberdade de expressão e infelizmente a mídia só está nos mostrando o lado do DCE. Não preciso dizer que sou contra o que eles estão fazendo, e também não estou aqui para apontar tudo que eles estão fazendo, estou aqui para demonstrar a minha visão sobre o que tem acontecido.

Até um tempo atrás, admito, não sabia de nada do que estava acontecendo no DCE, até porque tenho 18 anos e a confusão dessa gestão começou 5 anos antes de eu ter nascido. Foi apenas há alguns dias atrás que fui me inteirar do assunto. A primeira coisa que vi foi um post no facebook: “Protesto contra o DCE” dizia. Eu, seguindo o que o nosso governo incentiva, nunca fui muito fã de política e de entender como funciona a gestão dos lugares, e nem sabendo direito do que se tratava o DCE, não dei atenção.

Uns dias depois passei pela frente do DCE e vi uma multidão lá, gritando palavras que eu não conseguia distinguir e pensei “Depois passo aqui de novo e descubro o que tá acontecendo”. E, como prometido, apareci lá depois e automaticamente me juntei ao grupo, uma amiga minha que está na PUCRS há bem mais tempo me contou o que estava acontecendo, que o DCE há 23 anos possui a mesma gestão, que não há a menor transparência em onde o nosso dinheiro é investido, que as eleições não são justas e que alguns alunos de vez em quando são agredidos por tentar descobrir o que está acontecendo lá dentro e por ir contra isso. No início eu não sabia se acreditava muito em tudo aquilo, mas conforme fui vendo que essas acusações possuíam provas, foi questão de minutos até eu estar também indignado.

No dia seguinte me juntei à movimentação e vi manifestantes com o mega-fone contarem coisas absurdas, mas que não me impressionaram depois de tanto que eu já tinha ouvido, mostraram uma impressão de uma foto que tiraram no facebook de membros do DCE que disseram que “eles [os estudantes] saem de lá por bem (justiça) ou por mal (porrada) hehe”, entre outras coisas que o DCE fez durante esses anos. (Posteriormente, na internet, divulgaram o relatório da assembleia geral realizada sobre o movimento que ocorreu em 2004, pelo mesmo motivo. Lá são expostas várias atitudes que eu não aprovo do DCE. Botarei o link no fim do post).

O pessoal, então, saiu caminhando pela PUCRS e incentivando as pessoas que assistiam o manifesto a participar, percebi que muitas pessoas viam o acontecido e após um tempo de reflexão, tentando entender o que o grupo trazia, se juntavam a nós. De um grupo de umas 30 pessoas no início dos manifestos, tínhamos, segundo relatos dos próprios alunos que participavam, por volta de 400 estudantes lá, ouvindo e também sendo tocados por aquele assunto.

O que criou uma multidão tão grande é o mesmo que fez com que eu me unisse ao movimento: alteridade. Ver o que estava acontecendo, se entender dentro daquela realidade e ser tocado pelo movimento, que, na minha opinião, foi muito bonito. Eu espero que o movimento chegue a seu objetivo final: eleições justas para o DCE e uma gestão que beneficie os estudantes, e mesmo que não chegue, esses são dias que com certeza ficarão marcados na minha vida e na de muita gente que decidiu ver do que se tratava e foi automaticamente tomado por esse sentimento de “alguma coisa tem que ser feita”.

Link para o Relatório Final da Assembléia Legislativa(leiam, vale a pena):
http://www.al.rs.gov.br/download/SubDCE_PUCRS/Relatorio_Subcomissao_PUCRS.pdf


(EDITADO)

Nessa segunda-feira(12), durante uma suposta eleição realizada pelo DCE, quatro membros do DCE foram presos por agredir quatro alunos da PUCRS, entre elas uma menina que pediu esclarecimentos quanto à origem das chapas, e quando não os teve, segurou a urna com a intenção de impedir tal eleição fraudulenta. Um dos integrantes do DCE apagou as luzes, atirou-a no chão e começou a agredí-la física, verbal e sexualmente. Não seria a primeira vez que o DCE registra chapas com nomes como "Liberdade" e "Renovação" para enganar os alunos.

Leia a notícia: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5185317-EI5030,00-Eleicao+no+DCE+da+PUCRS+termina+em+pancadaria+e+detidos.html

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ETjOIS5ldkc

Para saber mais, acesse: http://movimento89dejunho.wordpress.com/ < Site oficial do movimento estudantil

Não esqueçam de comentar!!

Um comentário:

  1. Acho que foi muito bem colocado pelo Wagner quando ele cita que o que une os estudantes no movimento é a alteridade.
    Num primeiro, quando me inteirei sobre o acontecimento, os sentimentos se misturavam: indignação, raiva por não ter feito nada antes, tristeza por não saber o que fazer para ajudar. Agora o que sinto é uma alegria e uma satisfação sem tamanho pelo movimento ter atingido uma grande massa, mas ao mesmo tempo sinto uma ansiedade pelo o que virá adiante.
    Acho, sim, que o movimento é um grande instrumento que instiga a mudança. Nem que seja a sensação de incomodação ao ser atrapalhado numa prova...

    ResponderExcluir