sábado, 18 de junho de 2011

Sangue Latino








“Um homem do povoado de Neguá, na litoral da Colômbia, conseguiu subir no alto do céu e na volta contou: disse que tinha contemplado, lá de cima, a vida humana na Terra.  E disse que vistos de cima, somos uma mar de foguinhos - O mundo é isso, revelou. Um monte de gente, um mar de foguinhos. Não existem dois fogos iguais. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Existem fogos grandes, fogos pequenos e fogos de todas as cores.  Existe gente de fogo sereno, que nem fica sabendo do vento, e pessoas de fogo louco, que enchem o ar de faíscas.  Alguns fogos, fogos bobos, não iluminam e nem queimam. Mas outros... outros ardem a vida com tanta vontade que não se pode olhá-los sem pestanejar, e quem se aproxima se incendeia."


É com essa “fábula” que Eduardo Galeano inicia o documentário Sangue Latino, gravado em 2009, pelo Canal Brasil. Eduardo é um escritor Uruguaio, nascido em 1940 e sua obra mais conhecida é o livro As veias abertas da América Latina, lançado em 1971. Decidi escrever sobre esse vídeo, pois desde que o assisti pela primeira vez, há mais ou menos um mês, tenho vontade de assisti-lo todos os dias. Sim, pode parecer exagero, porém ele me desperta emoções e pensamentos novos a cada vez que o assisto, me fazendo refletir sobre diversos aspectos da maneira como vivo e da sociedade em que vivo. Durante todo o documentário, Galeano consegue nos passar idéias fortes, falando de pessoas, de perdas, de política, de mundo. Falando, na verdade, de nós mesmos. Tudo isso de maneira simples, mas ao mesmo tempo dotado de uma beleza e sensibilidade que considero quase impossível não estabelecer uma relação com tudo que nos é dito ao longo do documentário. 

A frase com que inicio esse post me diz muito sobre as relações humanas, onde somos todos iguais, somos foguinhos, feitos de um mesmo "material". Porém, os sentimentos e a maneira como intervimos um no outro varia dependendo da relação que estabelecemos com determinada pessoa ou coisa. Acredito que a diferença está em quando encontramos pessoas que nos incendeiam, que acendem dentro da gente a vontade de queimar também, de mudar, de melhorar, de amar, de viver de outra forma. Pessoas que provocam Alteridade. 

É impressionante como um vídeo pode nos mobilizar e fazer com que reflitamos a respeito de tantos assuntos diferentes. Acredito que um dos motivos para tal mobilização seja a forma poética com que Galeano fala das coisas mais simples, fazendo com que pareçam as mais grandiosas. E de fato realmente as são. Como ele mesmo diz, é preciso nos reconhecer nos outros e reconhecer a grandeza das pequenas coisas, pois são nessas pequenas coisas que se alimenta a verdadeira grandeza do universo.

A mim perece impossível escutar, ler Eduardo Galeano e continuar a mesma pessoa. Por isso, convido vocês a assistir o vídeo a que me refiro e discutir a respeito dos assuntos que ele trata. Vai ser ótimo saber a opinião de todos e refletirmos mais sobre alteridade, entre outros...

3 comentários:

  1. Galeano é um dos escritores que mais gosto! Tem vários livros dele que recomendo, principalmente o Veias Abertas. Agora preciso ver esse vídeo!

    ResponderExcluir
  2. Galeano é um dos maiores escritores que conheço.
    A forma como ele analisa o mundo e principalmente a América Latina é algo que nos emociona, que nos faz refletir sobre a sociedade e que nos ajuda a caminhar!
    Muito bom o vídeo!

    ResponderExcluir
  3. "Agora, ele entra na Casa Branca, que será a sua casa. Tomara que não esqueça que a Casa Branca foi construída por escravos negros. Chegou a hora dos Estados Unidos se libertarem da sua pesada herança racista".
    Eduardo Galeano 2008, em referência a eleição de Obama.
    Recomendo escutar Jorge Drexler depois desta bela leitura e conhecer Montevideo nas férias de inverno.
    Abraços.

    ResponderExcluir